São José inicia nova etapa do Plano de Retomada das aulas

0 0

As escolas municipais de Ensino Fundamental em São José dos Campos terão aulas presenciais em rodízio semanal a partir de 10 de maio.

A novidade segue todos os protocolos do Plano SP, com a capacidade de 35% dos alunos, e visa priorizar o desenvolvimento pedagógico dos estudantes, a exemplo do modelo já seguido em escolas particulares da cidade.

O atendimento presencial é opcional, decisão que cabe às famílias. Com o retorno das atividades presenciais, em fevereiro, o foco inicial foi na acolhida segura nas escolas e no diagnóstico avaliativo.

Na sequência, foi realizado um projeto piloto com revezamento de turmas, uma sugestão de profissionais da Educação, visando o melhor aproveitamento dos alunos nos momentos presenciais. Agora, o novo formato de aulas será estendido a todas as escolas da rede.

Novidade

A partir do dia 10 de maio, os estudantes irão frequentar as aulas presenciais durante uma semana, em seguida terão uma semana de aulas remotas.
As escolas irão consultar as famílias para saber qual a preferência (aulas presenciais com rodízio semanal ou apenas remotas) e, em seguida, irão comunicar os alunos sobre quais dias deverão ir presencialmente. 

Durante a semana de atividades remotas, os estudantes deverão acessar os materiais desenvolvidos pela equipe do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais), por meio das ferramentas educativas da Google e do portal edusjc.

Caso o número de alunos interessados em participar das aulas presenciais exceda o limite de 35% da capacidade, as escolas poderão fazer adaptações, desde que sejam respeitadas as regras do Plano SP, e, se necessário, o revezamento das turmas poderá ser quinzenal. 

Projeto piloto

Para a nova etapa foram considerados dados de uma pesquisa de opinião, feita entre março e abril, com grupos de pais e responsáveis de alunos da rede municipal.

Segundo dados do Ipplan (Instituto de Pesquisa e Planejamento), 77% do público considera que o retorno presencial trouxe benefícios para o aluno.

O levantamento apontou ainda que 90% dos responsáveis consideram o atendimento nas escolas, desde a retomada presencial, como ótimo ou bom. 96% afirmam ter sido orientados sobre os protocolos sanitários e 83% consideram que o filho esteja em um ambiente seguro na escola.

No início do mês de abril, a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania realizou o projeto piloto com quatro escolas: Emef Profª Jacyra Vieira Baracho, Emef Profª Sebastiana Cobra, Emef Profª Dosulina Chenque Chaves de Andrade e Emef Profª Elizabete de Paula.

As turmas de alunos foram divididas em três grupos para o revezamento, com uma semana de aula presencial seguida de uma semana de aula remota, e um terceiro grupo formado pelos estudantes cujas famílias optaram apenas por atendimento remoto.

Aprovação

Entre os depoimentos reunidos pelas escolas durante o projeto piloto, pais e professores se mostram satisfeitos com as aulas presenciais e apontam benefícios como “melhor organização da rotina de estudos e compreensão das atividades”, além da socialização dos estudantes “que ficam mais felizes e animados na hora de estudar e ir para escola”.

Para Fabiana Pontes de Andrade Silva, mãe do Miguel de Andrade Silva, 8 anos, aluno do 3º ano da Emef Jacyra Baracho, o receio que sentiu no retorno às aulas em fevereiro agora deu lugar à segurança.

“A alegria e o interesse dele foram imediatos, já gostava de ir para a escola, mas senti que agora ficou ainda mais animado. Na recepção da escola eu percebo todo cuidado com a segurança e a preocupação que a equipe tem com todos. Miguel ficou muito feliz em retornar, nada substitui a presença da professora na sala de aula com os alunos”, diz.

Cronograma

De 3 a 7 de maio: Escolas irão consultar as famílias sobre a escolha entre aula presencial ou apenas aulas remotas.

A partir de 10 de maio: Início das aulas presenciais semanais (cada escola irá comunicar os estudantes sobre os dias que deverão frequentar).

Importante

– Famílias e responsáveis de alunos serão consultados periodicamente sobre as adaptações e a frequência.

– A mudança vale apenas para as escolas do Ensino Fundamental.

– A capacidade máxima permanece sendo 35% conforme o permitido pelo Plano SP.

– Todos os protocolos sanitários devem ser rigorosamente respeitados nas escolas.

– Todas as atividades remotas estão disponíveis no aplicativo Google Sala de Aula e no portal edusjc.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
0Shares

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close