Em um ano, Patrulha da Lei Maria da Penha prende 31 agressores em São José

0 0

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Segurança ampliada, elevação da autoestima e apoio social e psicológico. Estes são alguns dos benefícios e sentimentos vivenciados pelas 41 mulheres de São José dos Campos acompanhadas pela Patrulha da Lei Maria da Penha no primeiro ano de funcionamento do programa, completado no último dia 25 de junho.

Durante este período, os guardas civis municipais realizaram a detenção de 31 agressores, sendo 28 que descumpriram medida protetiva estipulada pela Justiça e 3 após pedido de socorro de mulheres que não estão no programa.

Eles foram encaminhados à Polícia e à Justiça para que fossem adotadas as medidas cabíveis.

A Patrulha, que atende atualmente 32 munícipes, consiste na realização de visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência determinadas pela Justiça e reprimir eventuais atos de violência.

É mais uma ação do programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017 e que reúne todas as forças de segurança que atuam no município com o objetivo de prevenir a violência e diminuir os índices criminalidade, o que tem acontecido mês a mês, de acordo com as estatísticas divulgadas pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

Sancionada em setembro de 2006, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340) cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Perfil das mulheres atendidas

Com o lema de proteger, servir e cuidar, a Patrulha tem garantido diariamente a segurança e a integridade física de mulheres vítimas de violência familiar e doméstica, proporcionando a elas uma vida melhor.

O perfil das mulheres que já foram beneficiadas pelo programa é diverso e amplo, mas maioria tem entre 36 e 45 anos (41% do total), mora na zona leste (49%), tem 2 filhos (37%) e é independente economicamente (68%).

Quanto à profissão e ocupação, a predominância é de donas de casa (20%) mas no grupo tem também médica, dentistas, professoras, psicóloga, autônomas, babás e manicure.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
0Shares

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close