São José tem campanha de alerta contra a tuberculose

0 0

A Prefeitura de São José dos Campos realiza durante o mês de março a primeira etapa da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório de Tuberculose. O objetivo é alertar a população para os primeiros sinais da doença, as formas de prevenção e o tratamento disponível gratuitamente na rede pública de saúde.

A campanha será dividida em dois momentos: de 2 a 30 de março acontecerá a busca ativa junto aos internos de abrigos e do sistema prisional e de 16 a 30 o público-alvo será a população em geral.

Durante esse período, os profissionais de saúde estarão atentos aos pacientes com tosse persistente por mais de 3 semanas, incentivando-os a fazer a coleta de material (escarro) para diagnóstico e tratamento precoce dos casos que apresentarem resultado positivo.

Trata-se de um exame simples e pode ser solicitado por qualquer profissional das unidades públicas de saúde. Consiste na coleta de duas amostras de escarro, uma no momento da abordagem na unidade e outra no dia seguinte em jejum, que serão encaminhadas para análise laboratorial.

Durante a campanha será incentivada a realização de atividades educativas nas unidades de saúde, com foco na identificação de qualquer indivíduo que apresente tosse por mais de três semanas.

Nesta primeira fase serão visitados dois abrigos públicos e uma entidade que atende pessoas com dependência química, além das unidades prisionais (CDP/SJC e CRF/SJC).

A doença

A tuberculose é causada por um bacilo (Mycobacterium tuberculosis), que pode ser transmitido pela tosse, fala ou espirro, sendo transmitida de pessoa a pessoa com muita facilidade. Além da tosse, outras características da doença são febre vespertina, emagrecimento e fraqueza. E em fases avançadas pode levar ao óbito.

O tratamento dura em média 6 meses e é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em São José dos Campos atualmente há cerca de 110 pacientes em acompanhamento no CTP/SJC (Centro de Tratamento e Prevenção em Tisiologia Dermatologia Sanitária e Lesões). Outras informações podem ser obtidas nas unidades de saúde.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
0Shares

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close